By ABCR.

Como podem as pessoas singulares ou coletivas portuguesas contar com o suporte da ABCR para uma eficiente gestão de risco dos seus negócios com as pessoas singulares ou coletivas brasileiras?

Esta entrevista a Anderson Campos, CEO da ABCR Brasil e Portugal, visa explorar o potencial dos serviços prestados pela empresa a nível de consultoria e gestão de riscos e fraude (Due Dilligence), segurança da informação, investigação e assessoria legal, cibersegurança, compliance e formação, dirigidos a pessoas singulares ou coletivas portuguesas que pretendam fazer negócios com as pessoas singulares ou coletivas brasileiras.

 

Qual o papel da ABCR – Agência Brasileira de Controlo de Risco Portugal nos setores de indústria a que se dirige?

Anderson Campos: A ABCR pode ajudar clientes dos setores de arrendamento imobiliário, aluguer de automóveis, fintechs, meios de pagamento emissores/aderentes, escritórios de advocacia, retalho, banca e investimentos, com pesquisas detalhadas sobre pessoas singulares ou coletivas brasileiras que queiram fazer negócios em Portugal.

Além da recolha, tratamento e análise de dados públicos e privados não restritos, a atuação da nossa equipa de campo em todo o território brasileiro (site location) permite a certificação clara e precisa de factos, coisas e pessoas, para o suporte das áreas de Negócios, Risco e Compliance dos nossos Clientes.

 

Como pode a ABCR ajudar as empresas a lidar com os desafios de controlo de risco e segurança da informação, especialmente no que respeita à prevenção, deteção e correção de possíveis ameaças?

Anderson Campos: A ABCR possui certificação em Sistemas de Gestão de Segurança de Informação ISO 27001, o que nos torna uma das poucas empresas no setor com processos e procedimentos ligados a controlo de riscos e cibersegurança.

Estamos aptos a avaliar em detalhes negócios, estruturas de tecnologia, áreas de controlo e pessoas dentro das corporações, indicando na sequência pontos de atenção e melhoria aos nossos clientes.

 

By ABCR.

 

Quais são os principais serviços oferecidos pela ABCR em termos de consultoria e gestão de riscos e fraude?

Anderson Campos: A relação entre Brasil e Portugal nunca esteve tão empolgante. Neste contexto, a necessidade da prevenção e deteção de risco em negócios entre pessoas singulares e coletivas Portuguesas e Brasileiras é indispensável.

Desta forma, conhecer o cliente ou o parceiro de negócios é uma questão de alto nível de segurança, risco e prevenção a fraudes. Faz parte dos conceitos de Governança abarcados a nível do ESG, sendo a sua aculturação em ambos os mercados um dos nossos propósitos.

Resumidamente, para gestão de riscos e fraude temos o chamado KYC (Know Your Costumer), AML (Anti-Money Laudering) e (Asset Recovery) Localização e Recuperação de ativos.

Efetuamos a due diligence para os nossos clientes que necessitam conhecer a origem das pessoas e dos capitais que serão investidos na Europa.

Nas questões ligadas à segurança da informação, cibersegurança e compliance, temos condições de avaliar a situação (estágio atual) dos nossos clientes e propor melhorias ou ajustes para uma maior eficácia no controlo e mitigação de riscos/exposições. Além disso, prestamos formação a profissionais nesta área.

Por fim, dispomos de um corpo de juristas especializados nas áreas acima citadas, com capacidade de atuar em qualquer tribunal brasileiro em defesa dos interesses dos nossos clientes.

 

Qual é o fator competitivo da ABCR face a outras agências especializadas em controlo de risco e segurança da informação?

Anderson Campos: Sem duvida é a certificação internacional ISO 27001. A ISO 27001 é uma norma internacional que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Ajuda as empresas a proteger os seus dados, reduzir os riscos de incidentes e aumentar a confiança dos seus clientes e parceiros.

Com a certificação, a ABCR oferece o que existe de mais moderno e fiável para clientes e parceiros de negócios, que valorizam a sua reputação, e credibilidade, com a excelência na prevenção de riscos de fuga de dados que causam danos financeiros, legais e de imagem.

 

By ABCR.

 

Como se mantém a agência atualizada relativamente à concorrência?

Anderson Campos: A equipa da ABCR é incentivada a procurar novas tecnologias e a estudar como aperfeiçoar os controlos internos e a melhor forma de aplicá-los nos nossos clientes.

Há ainda um significativo incentivo ao pesquisa e investigação, bem como temos pessoas chave na equipa que estão proactivamente à procura atrás das melhores práticas a nível internacional.

 

De que forma gerem a personalização das soluções para responder às necessidades específicas de cada cliente nos diferentes setores a que se dirigem?

Anderson Campos: Quase a completar 20 anos desde a sua fundação, a ABCR é formada por sócios e diretores que passaram por grandes corporações no Brasil.

Temos profissionais com experiência de mais de 30 anos no atendimento a clientes provenientes de diferentes mercados e geografias.

O know how e experiência dos nossos profissionais permite-nos uma enorme facilidade na adaptação, elaboração de planos sob medida e atuação personalizada junto dos nossos clientes.

 

Quais são os desafios mais comuns enfrentados pelas empresas nos setores mencionados em relação ao controlo de risco e segurança da informação, e como a ABCR os ajuda a superar esses desafios?

Anderson Campos: Os maiores desafios atuais estão ligados às tecnologias. Quando a ABCR foi constituída, os nossos Clientes traziam-nos problemas operacionais que geravam prejuízos. Hoje, quase todo o risco de negócio está ligado a alguma tecnologia.

A nossa maior tarefa relaciona-se com a atualização constante da nossa equipa, para que tenhamos solução de ponta para problemas trazidos pelos nossos clientes.

 

Pode partilhar alguns exemplos de casos de sucesso nos quais a ABCR ajudou empresas a alcançar ganhos significativos em eficiência operacional e segurança da informação?

Anderson Campos: No Brasil temos bons exemplos, tais como Auditoria em áreas de tecnologia dos nossos clientes; procura de bens móveis e imóveis para ressarcimento principalmente a nível de banca de retalho; formação e desenvolvimento de equipas de gestão de riscos.

Em Portugal, temos um caso de sucesso na elaboração do dossier sobre uma determinada pessoa singular que pretendia trazer dinheiro do Brasil sem origem comprovada. Ante o relatório final da ABCR, o banco negou a possibilidade de abrir conta para essa pessoa, evitando-se qualquer exposição ou risco para branqueamento de capitais ou financiamento de atos ilegais.

 

By ABCR.

 

Como podem as empresas podem entrar em contacto com a ABCR para obter mais informações sobre os serviços oferecidos e iniciar uma parceria?

Anderson Campos: A nossa sede portuguesa está localizada no centro de Lisboa, e o contacto pode ser feito através de nosso Diretor Executivo em Portugal, Dr. Luís Henrique Narvion através do +351 936 972 348.

 

_______________

Sobre Anderson Campos, CEO, ABCR Brasil e Portugal

Anderson Campos possui mais de 30 anos de experiência no mercado de retalho, particularmente a nível Gestão de Riscos e Negócios Electrónicos. Desempenhou funções como Gestor Executivo no Lloyds Bank TSB / HSBC Bank TSB (Brasil), Sócio-Diretor na Hoepers, Campos & Noroefé Advocacia (Brasil), Sócio Fundador na ABCR – Agência Brasileira de Controlo de Risco (Brasil e Portugal) e sócio fundador da EFFICAZX (Brasil e Portugal). É Professor, Orador e membro do Comissão de Direito Luso Brasileiro da OAB (Rio de Janeiro, Brasil) e da Ordem dos Advogados do Brasil. É licenciado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estácio de Sá (Brasil) e em Ciências Jurídicas pela Universidade Salgado de Oliveira (Brasil), MBA em Administração e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense (Brasil) e mestre em Segurança da Informação e Direito no Ciberespaço pelo Instituto Superior Técnico, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Escola Naval Portuguesa (Lisboa). Fala português e inglês.

Saiba mais em www.abcr.pt

#ABCR #SegurancaInformacao #GestaoInformacao #ISO27001 #Ciberseguranca #Compliance #ESG #ControloRisco #GestaoRisco #GestaoFraude #DanosFinanceiros #DanosLegais #DanosReputacionais #Brasil #Portugal #Ética #Transparência #InteligenciaArtificial